6.30.2006

PT-HL

Mil desculpas por estar a bater na mesma tecla, mas esta e a prova que estou a viver num pais muito "sui generis". Mais uma vez com o apoio incondicional do Shanghai Daily.
"A vitória de Portugal sobre a Holanda (1-0), levou ao suicídio de um adepto chinês, que saltou do sétimo andar de um hotel no noroeste da China, segundo o jornal chinês "Shanghai Daily."
O adepto terá cometido suicídio na madrugada de segunda-feira, pouco tempo após o final do jogo do jogo. Segundo a polícia, que descobriu no bolso do indivíduo um papel com as suas últimas palavras, o suícidio deve-se ao facto do adepto ter ficado extremamente desapontado com a prestação da equipa holandesa. "Ele pode ter-se suicidado porque perdeu qualquer esperança na vida, após a sua equipa de futebol favorita, a Holanda, ter perdido por 1-0 contra Portugal nesse dia," disse um funcionário do hotel, citado pelo "Shanghai Daily."
O adepto, que se julga ter apostado muito dinheiro na vitória da selecção holandesa, pediu ainda na sua última nota para que as autoridades lhe retirem os órgãos para serem doados, segundo acrescenta o "Shanghai Daily." Com a morte do apoiante da Holanda, sobem para nove as vítimas mortais do Mundial'2006 na China, desde o início da competição na Alemanha, segundo a imprensa chinesa.
Pelo menos seis pessoas morreram devido a ataques cardíacos, excesso de stress, de álcool e noites mal dormidas, uma vez que a diferença horária obriga os adeptos chineses que querem ver a transmissão em directo a assistir aos jogos madrugada fora. "
E amanha, quantos chineses serao?E portugueses? Vai ser um problema ver este jogo sem sermos inundados de bocas foleiras inglesas...aguentaaaa

6.28.2006

Van Bronckhorst

Tenho-me escusado a falar do Mundial. Eu vivo futebol. Sim, fui eu que disse numa reportagem da 'Sabado' que ia ter saudades do Estadio da Luz. E tenho. Se bem que foi desadequado porque primeiro disse que ia ter saudades da luz de Lisboa, da Costa Alentejana, de descer a Feira do Livro de gelado na mao....Mas acho que deve ser mais giro ter uma rapariga a dizer tal coisa.
Adiante.
Domingo fomos ver o jogo ao bar tipo ingles O'Maileys. As 3 da manha.Dez portugueses ( e dois australianos euforicos a torcer por nos) e dezenas de holandeses. O Martim a apostar a camisola.Todos debaixo de um toldo que mal filtrava a humidade a pingar todo o jogo. Aquela sensacao de desconforto com um calor imenso. Nao aguentavamos com as bandeiras ao pescoco e os cachecois wherever.
Foi uma guerra. Todos assistimos e e escusado dizer mais. Com o Scolari a por os jogadores a ler o 'Arte da Guerra' do Su Tsu vencemos a batalha com o coracao a mil e cem. C.Ronaldo no chao, depois a chorar, amarelo, amarelo, primeira expulsao, intervalo, segunda expulsao, terceira e quarta,amarelo,amarelo, o Figo a reagir de cabecada, a mao ,sai Deco, sai Costinha,o Filipao a ameacar abandonar o relvado,"pessoal,quem e que ainda nao tem amarelo" ,"Chicken","Ladies", bate boca local, com os laranjas a fazer sinais esquisitos, o Julio a gritar "Shame on you", tudo sem tirar os olhos do ecra. Nao havia tempo a perder, God Damn it!
Ate que apareceu o Deco e o Van Bronckhorst sentados nas escadas em amena cavaqueira, qual miudos de rua a comentar o jogo e a espera de serem chamados para casa.
Portugueses e holandeses unidos em aplausos e risota, rumo ao final que acabou em abracos e parabens.
E por isso que uma imagem vale mais, muito mais, que mil palavras.

6.23.2006

Analise

Quando comecamos a estar camuflados num destino que nao o nosso de origem, temos mais dificuldade em analisa-lo.
Ha uns dias estava sentada em sofa alheio, a ler um guia alheio sobre "guanxi", ou a arte de melhor contactar com os chineses, e havia um capitulo dedicado exclusivamente a saber lidar com o caracter 'obvio' deste povo. E eu, que tento disciplinar-me a analisar aspectos varios deste pais enquanto ca estiver, cheguei a conclusao que tal me tinha passado ao lado.

E que e completamente verdade.
Ou seja,
E bastante normal um chines, ao ver-te a chegar a 50 metros de distancia te diga"ahhhhh,chegaste!" quando chegas ao pe dele.
Hoje um colega arquitecto saiu-se com "Ontem tentei mostrar um por do sol aos meus amigos as 8.30, mas quando cheguei ao sitio eram 7 e nao deu". E eu experimentei a medo da resposta obvia um " Mas ontem foi o tufao comecou as 6..." e ele logo tras-tras lanca um " Pois, exactamente".
So ha que sorrir e pensar "Nao sei se consigo manter o teu nivel e mandar uma tao obvia ja a seguir".
Mas eis que volto a ler a primeira frase deste post e penso " Bem, mais um mesinho e ja tenho conversa para eles!".

VAMOS TER QUE VERIFICAR

" Shanghai Daily"*
(clicar aqui para ler artigo original)
"Os adeptos de futebol de Xangai, o centro financeiro, económico e industrial da China, terão serviços de táxi gratuitos durante o Mundial’2006, para manter os condutores alcoolizados fora das estradas, refere hoje o jornal “Shanghai Daily”.
O serviço, financiado por uma distribuidora internacional de bebidas alcoólicas, será disponibilizado após partidas específicas em bares seleccionados pela polícia, adianta o jornal. A condução sob efeito de álcool é um problema crescente nas cidades mais ricas da China, onde se registou nos últimos cinco anos uma explosão das vendas de carros particulares, que não foi acompanhada pelo aumento do respeito e da fiscalização das regras de trânsito.
Apesar de a China não participar no Campeonato do Mundo, o futebol é bastante popular no país e as partidas transmitidas pelos canais públicos CCTV 1, CCTV 2 e CCTV 5 atraem grandes audiências nos jogos. Devido à diferença horária de seis horas entre a China e a Alemanha, os primeiros jogos começam às 21 horas locais, e os últimos começam às 3 da madrugada, o que obriga os adeptos chineses a assistir aos jogos de madrugada."
*Por uma questao meramente jornalistica, vamos ter que verificar a veracidade destes factos.

6.22.2006

EMOCOES

Emocoes ao rubro. Estou a 3 horas de distancia do meu primeiro tufao.

6.21.2006

Esta calor

Esta muito calor. Esta muito humido.
Fui mordida. Varias vezes. Em sitios diferentes.
Tive de ir ao hospital. A uma dermatologista chinesa. Deu-me um cremezinho "que ela mesma fez"que fez tanto efeito como um bocadinho de saliva.
Comecei a tomar Zyrtec.
Agora, e durante 5 dias, estou a flutuar. E as pessoas falam em camara lenta. E riem-se muito alto. E estranham que nao fale. E nao me meta com elas. E tenho sono. E esta calor. E esta humido.
E eis que vou a andar na rua e vejo uma chinesa toda contente,cheia de moedinhas em cima das mordidelas, coladas com fita-cola.
I rest my case.

6.19.2006

Inexplicaveis Manias Chinesas

(João Borges* copyright)
Casais com t-shirts iguais- Casais a demonstrar publicamente o amor em chinês.
(João Borges* copyright)
Rabinhos de bebé à mostra- Vestir os bebés até 3 anos com umas calças de abertura imediata.
(João Borges* copyright)
Andar de pijama na rua: são aos milhares e usam-no como se fosse fashion e prático. Um efeito semelhante aos casais portugueses de fato de treino tipo-saco-de-plástico nos anos 80. É um paralelismo a reflectir para quem defende que a arquitectura deve ser meramente funcional.

6.09.2006

Maninha

Tenho sido bastante afortunada por receber pessoas coladas ao coracao neste meu novo mundo.
Amanha chega,com o Joaozinho e a Magui, uma das pessoas mais importantes da minha vida, a minha maninha Maria.
E um ano especial para ambas. Eu vim viver para a China e ela vai-se casar.
Grandes decisoes, grandes mudancas, mas sempre juntas. Desde os bancos do colegio a dividir a vida.
Esta foto tem ja 3 anos,foi tirada quando estive a viver em Espanha. Espero daqui a uns dias colocar aqui uma parecida.
Estou com borboletas na barriga...

6.07.2006

Sniff

Imaginem o meu espanto hoje quando abro o jornal... A nossa menina cresceu.Ana no Shanghai Daily...sempre soubemos que ela era uma estrela! Absolutamente linda na Gala da Camara do Comercio...
Contactos a brilharem ca fora!

6.06.2006

Junho Negro

E facil perceber que com a politica de filho unico, a China seja um pais altamente competitivo. Sao bilioes a lutar por uma oportunidade e, por isso, o individualismo deste povo. Cada um por si, e o partido por todos. Ou quase todos...
A nao ser que os membros nao tenham irmaos, um casal = um filho. Logo, um filho= uma oportunidade de se distinguirem dos seus semelhantes. Como se so tivesses um tiro para acertar.
Assim, os estudantes chineses sao muito mais estudantes que no resto do mundo. E a semana de exames de acesso a faculdade e tida como prioridade nacional.
Esta e a semana de exames de acesso a faculdade.
Todos os taxis e autocarros tem que dar prioridade aos estudantes que estejam em trajecto para o exame.
Os hoteis de Xangai esgotam, com os pais a reservarem os quartos para o descanso apropriado dos filhos.
Os pais juntam-se no meio das arterias adjacentes as escolas a desviar o transito caotico, para que os alunos nao se desconcentrem do objectivo.
A taxa de suicidio aumenta desmesuradamente nesta altura do ano.
Pelos chuva e pelos exames, este e o Junho Negro.

6.01.2006

Love Vs No-Love

Quem me conhece melhor sabe que, no adolescente conceito de comparar tudo no mundo, o Cinema Paradiso pertence ao meu top de gloria . Over and over again.
Quando tinha 16 anos tirei um curso bastante intensivo de desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa.Nas primeiras 3 vezes de aulas teoricas com um certo professor, adormeci.Era o das quintas, das 18.30 as 20.30. Ora a Cinemateca de Lisboa, mesmo em frente na Barata Salgueiro, tinha sessoes a comecar exactamente a essa hora. E era incrivelmente atractiva para uma jovem em formacao.Nesse ano vi ali mais de 40 filmes.Do bom e do mau.
Foi nesta altura que descobri o Cinema Paradiso. Que e um filme sem pontas soltas. Que fala, entre outras coisas, da necessidade de crescer para alem dos limites tidos como certos. Um pouco a imagem do "Fio da Navalha" do Somerset Maugham. Cada vez que o vejo, vejo um pouco mais da sua essencia.
Nao dispersando.
Mas o que e que isto tem a ver com a China?
No ultimo domingo fui ao KadClub, que e uma das melhores lojas clandestinas para comprar DVD's de todo o mundo, a 1 euro cada. E muito facil perder a cabeca ali. Comprei a versao completa do Cinema Paradiso, com direito a cenas exclusivas e entrevistas com o realizador,Giuseppe Tornatore. Andava ha anos a procura.
Esta e a parte em que eu adoro a China. Queres comprar, temos.
Ontem foi sessao de cinema la em casa so com o Guimas e a Ana. Foi especial ver este filme com pessoas que realmente se possam identificar com o personagem principal, Toto, que nasce numa aldeia siciliana e cresce mais que os seus conterraneos. A Ana e de Avintes, o Guimas e de Santo Tirso. Estao os dois a ter sucesso na China. O carteiro dos pais da Ana pergunta pela "menina na China" e em Santo Tirso o cafe central nunca mais foi o mesmo.
Mas chegou ao final do filme e as entrevistas nao entravam, o cd nao lia e eu sedenta para que funcionasse.
Esta e a parte em que me passo com a China. Nada funciona a primeira.